sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Resenha do Livro: As Mentiras que as Mulheres Contam - Verissimo


Essa é uma missão nova para mim e para o meu blog. Esse é o primeiro post que faço sobre resenha de livro, mas também é o primeiro do Projeto #LeiaNacional, idealizado pela Jheinis Duarte do Blog Carpe Diem. Ela fez parceria com outros blogs, um deles o meu, e o nosso objetivo é trazer para nossos leitores livros de autores brasileiros, para incentivar a leitura de livros nacionais. Caso queira saber mais sobre essa ideia é só clicar no banner do projeto aqui no lado direito no blog.
Vamos ao livro. Como disse, essa é a primeira vez que faço uma resenha, então por favor, deixem nos comentários o que vocês acharem. Está bom? Então vamos lá:

Livro: As Mentiras que as Mulheres Contam

Autor: Luis Fernando Verissimo

Páginas: 174 pag.

Gênero: Crônicas

Lançamento: 01/10/2015

Editora: Objetiva


O livro que escolhi foi de um autor que já foi colunista dos jornais O Globo, O Estado de S. Paulo e Zero Hora, o Luis Fernando Verissimo. Já conhecia um pouco sobre ele quando estudava no ensino médio, e aprendi mais um pouco agora na faculdade. Verissimo nasceu em 1936, em Porto Alegre, seu pai era o romancista Erico Verissimo, e sua esposa é Lúcia Verissimo, com quem tem três filhos: Fernanda, Mariana e Pedro.


Luis Fernando Verissimo

Verissimo é um dos escritores mais conhecidos do país, e já escreveu diversos livros como: Comédias para se Ler na Escola, As Melhores do Analista de Bagé, A Mesa Voadora, Diálogos impossíveis e As Mentiras que os Homens Contam. Esse último livro que citei foi uma das fontes de inspiração 
para que Verissimo pudesse fazer que as mulheres dessem uma responder a altura.



As Mentiras que os Homens Contam e As Mentiras que as Mulheres Contam

Resumo

As crônicas de “As mentiras que as Mulheres Contam” têm histórias que vão de romances mau acabados, comedias e tragédias familiares, mas tudo com o irresistível humor de Verissimo.
Para entender mais um pouco sobre as histórias, aqui está uma parte do resumo da Editora Objetiva:
‘ Na coletânea de crônicas As mentiras que as mulheres contam aparecem, por exemplo, a senhora que tenta enganar a si mesma fazendo uma plástica atrás da outra e a moça que mente a idade — para mais! — apenas para ouvir que ainda está nova. Há dramas, comédias, tragicomédias — e até histórias que terminam em tragédia. Mas tudo permeado pelo humor irresistível de Verissimo. ’ (Fonte)

Resenha

No total são 48 crônicas divertidas e com histórias diversas de mulheres que passam por algum momento peculiar. São mulheres com idades diversas, com problemas que vão desde a conversa de duas amigas cujo as bolsas são iguais, só que uma comprou a bolsa em Paris na loja da Vuitton e a outra na calçada da rua, até a descoberta da gravidez da filha, mas nem a própria menina sabe quem é o pai. Tem histórias que te fazem rir até dizer chega, e outras que mesmo com humor te fazem refletir. Tem crônica que o personagem principal é um homem, mas a história se desdobra sobre uma mulher, tem outra a família tem como a matriarca a resolvedora de todos os problemas ou perguntas, mas que em uma hora lhe fazem uma pergunta que ela não sabe como responder. Os títulos das crônicas podem te dar as vezes uma dica do que está por vir na história, ou o nome da ou do personagem principal. Os títulos com nomes mais divertidos na minha opinião foram esses: Misto-quente ou O fim do mundo, Blanquette de Veau, Uuuuuuuuu..., Igualzinha, Igualzinha.
No final esse é um livro que você consegue facilmente ler em uma tarde sentada na rede.

Eai, gostaram dessa minha primeira resenha? Comentem aqui em baixo se vocês já leram ou se já conheciam esse autor.

Bjsss....

16 comentários:

  1. Eu também comecei a fazer resenhas literárias a pouco tempo, mas dando destaque aos autores nacionais e sobretudo aos jovens escritores, aqueles que estão publicando seus primeiros livros, ou que possuem poucos livros lançados. Acho muito importante essa iniciativa. Luis Fernando Veríssimo é um grande escritor, ainda não li esse livro mas gostei bastante da sua resenha e também do seu blog.
    Curtindo sua page, não achei onde seguir senão seguiria com o maior prazer. bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
  2. Sinto muitas dificuldades em encontrar um livro nacional bom atualmente, mas esse livro certamente me deixou curiosa.
    Parabéns pela primeira resenha, recomendo que faças muito mais. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Já conhecia o autor e tive inúmeras oportunidades de ler suas obras, mas por um motivo que eu ainda não sei, não li. Mas esse tipo de assunto me atrai e pela sua resenha vou rapidamente procurar "As mentiras que as mulheres contam" pra ler e poder partilhar minha opinião profunda pelo autor e sobre o livro

    ResponderExcluir
  4. Nunca tive a oportunidade de ler um livro dele, mas sempre tive vontade pq sei que ele sempre faz histórias engraçadas e eu amo histórias assim! Gostei muito da sua resenha, parabens! beijosss

    http://naonascilady.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas, amo ler livros divertidos <3
    Teu blog é lindo!
    Um beijo
    www.ysemarquesblog.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da sua resenha, acho que você já pode providenciar outras também rs
    Quanto ao livro já ouvi falar tanto dele, que tenho vontade de ler vai entrar pra minha lista de próximas comprinhas de licros.

    Beijos

    http://www.senhoritamarmelada.com/

    ResponderExcluir
  7. Adoro Erico verissimo, li algumas obras dele enquanto estava no ensino médio!
    Sempre vi gente comentando deste livro, mas nunca parei para ler!
    Acho que vou providenciar isso já, porque me interessei muitissimo <3 hhahaha
    Adorei sua resenha..
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Eu vi esse livro ontem de relance no shopping agora tô arrependida de não ter dado uma Olhada pois eu amo crônicas. Depois vou dar uma procurada nele denovo haha

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser muito divertido, né? Estou precisando de algo assim hahah
    O Projeto #LeiaNacional é um amor ♥

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha. Eu achei legal por ser brasileiro super apoio esse tipo de resenha. Parece ser bem interessantes as crônicas. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Desde minha época escolar, eu lia muito, e amo os textos e crônicas do Veríssimo. Além de inteligente, ele é muito engraçado! Mas não tenho nenhum livro dele, pretendo adquirir.
    www.rumorandhorror.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ultimamente estou querendo ler mais livros nacionais, e como eu adoro conto com certeza vou adicionar a minha lista de livros para ler <3, para primeira resenha gostei bastante viu? Beijos!

    umolharcriativo.com

    ResponderExcluir
  13. amooooo o veríssimo e a escrita do mesmo <3 sou fã demais da literatura nacional, aliás! adorei

    ResponderExcluir
  14. Para a primeira resenha tenho que ressaltar que ela ficou muito boa.
    Eu já li esse livro e ele é incrível. Obrigada por me fazer recordar <3

    ResponderExcluir
  15. Acho um máximo quem resenha livros sem dar spoilers. Eu já vi esse livro numa livraria aqui perto e achei a capa super fofinnha hahaha. Vou atras dele na internet pra ler. Adorei teu post. ♥

    ResponderExcluir
  16. Olá sua linda, desculpa a demora, adorei a postagem! Para primeira resenha mandou muito bem ein?! Fico muito feliz de ter esse blog lindo apoiando um projeto tão especial pra mim, obrigada! Você escolheu muito bem pra começar, esse é o cara rs um ícone da literatura brasileira! Já disse que adorei o post? rs
    Beijão ❤

    ResponderExcluir

Qual sua opinião sobre o post?